Tratamentos para Paralisia Facial
Conheça os tratamentos para a Paralisia Facial.
Todos os anos ocorrem cerca de 14 a 25 casos de paralisia facial em um grupo de cada 100.000 habitantes. Os maiores afetados são os homens com mais de 50 anos e mulheres entre 10 e 20 anos. A paralisia facial é um quadro bastante desgastante para o paciente e afeta muito a sua rotina. Em alguns casos pode prejudicar a fala e a comunicação.
Apesar de não existir uma prevenção, os tratamentos disponíveis trazem ótimos resultados e ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Vale lembrar que na maioria dos casos, se o tratamento for seguido, a paralisia facial desaparece completamente com o passar do tempo.
Os tratamentos variam entre medicações, cirurgia, reabilitação fototerápica e aplicações da toxina botulínica tipo A (TBA). As indicações dependem do tempo, causa e grau de acometimento de cada paciente. As cirurgias só são indicadas em casos onde não se apresente melhora, para retiradas de tumores, traumas ou em casos recorrentes.
A TBA é um medicamento que pode ser indicado em casos de paralisia facial e auxilia muitos pacientes em sua recuperação. O procedimento é praticamente indolor e leva apenas poucos minutos. A TBA começa a agir depois de 72 horas das aplicações e seu efeito dura de 2 a 8 meses.
Procure um médico antes de realizar qualquer tipo de procedimento ou tomar alguma medicação.