Tratamentos para Distonia
Distonia: Conheça os principais tratamentos para a Distonia.
As causas da distonia ainda são desconhecidas e a cura definitiva ainda não foi descoberta. Porém, existe uma série de tratamentos e medicações que beneficiam os pacientes e que promovem uma melhora na sua qualidade de vida e de seus familiares.
A toxina botulínica tipo A (TBA) é importante aliada no tratamento da distonia. A TBA age como uma relaxante muscular e reduz a contração muscular exagerada produzida pela distonia. Esse relaxamento permite que o paciente tenha menos dores, mais facilidade para pegar objetos, escrever ou até mesmo andar.
As aplicações são feitas no consultório e demoram alguns minutos. As injeções são praticamente indolores e tem efeito de 2 a 8 meses. A Dra. Nidia ressalta que: “É extremamente importante ter a indicação de um neurologista para as aplicações e realizá-las com o médico. Somente dessa forma o paciente terá o máximo de beneficio de cada tratamento”.
O tratamento ainda inclui o uso de medicamentos, diferentes para cada caso. Nunca se automedique, pois os remédios são receitados especificamente para cada caso e os benefícios variam muito de um organismo para o outro.
É muito importante realizar o tratamento de fisioterapia em paralelo e em muitos casos um acompanhamento psicológico.