Toxina Botulínica
Toxina Botulínica e seus principais usos.
A Toxina botulínica é um complexo protéico purificado obtido através de uma bactéria presente naturalmente no solo e em sedimentos marinhos. É possível obter sete sorotipos diferentes de toxina a partir dessa mesma bactéria. O utilizado pelos médicos em diversos tratamentos é a do tipo A.
A toxina botulínica tipo A (TBA) passou a ser utilizada pela medicina no final da década de 70, por um oftalmologista norte americano para o tratamento de estrabismo. Durante as pesquisas, descobriu-se que TBA provocava um relaxamento das fibras musculares e corrigia a assimetria dos olhos. O tratamento com TBA tornou-se uma alternativa extremamente eficaz ao tratamento cirúrgico. No Brasil a TBA foi liberada para uso terapêutico em 1992.
O mecanismo da TBA é muito simples, pode-se dizer que ela impede que a fibra muscular mande a mensagem para contrair a musculatura ao cérebro. Isso faz com que o músculo permaneça relaxado pelo tempo que durar a aplicação, geralmente de 2 a 8 meses.
Com o passar do tempo a TBA passou a ser usada no tratamento de outras doenças como distonia, espasticidade pós-AVC, enxaqueca, cefaleia, paralisia cerebral infantil, sudorese excessiva, paralisia facial, etc. O uso estético foi percebido como um efeito colateral de alguns tratamentos, onde ocorria uma diminuição das rugas nos locais das injeções.
A TBA tornou-se importante aliado da medicina em diversos tratamentos e passou a ajudar milhões de pessoas em todo o mundo. Sempre consulte o seu médico e veja se a TBA é indicada em seu caso e se você pode ser beneficiar das aplicações. Nunca realize esse procedimento em clinicas de estética, ele deve ser feito somente por um médico habilitado.