Tontura: O que é Tontura?
Tontura é um termo comumente usado para descrever todos os desequilíbrios corporais. A tontura em si não é uma doença e sim um sintoma comum em muitos casos.
A tontura é um alerta de algo não está funcionando corretamente em nosso organismo e deve ser levado a sério. 85% das tonturas tem origem labiríntica e mais raramente podem ter origem visual, neurológica ou psíquica. O labirinto é um órgão localizado na parte interna do ouvido, cuja função é transmitir ao cérebro informações da audição e o equilíbrio. A causa mais comum da tontura é a labirintite, inflamação ou infecção que afeta esse órgão. Calcula-se que existem cerca de 300 enfermidades que atacam o labirinto, com mais de 2000 causas conhecidas.
O mais importante é saber que a tontura é um sinal de alerta que deve ser investigado para um correto diagnóstico e tratamento.
Quando procurar ajuda médica?
- Em casos de tontura intensa e inédita.
- Em caso de piora no quadro e no aparecimento de novos sintomas, como febre, náuseas, vómito e visão turva.
- Caso sinta tontura após tomar algum medicamento.
- Em caso de tontura em pessoas com problemas cardíacos.
- Tontura seguida de perda de consciência.
- Caso não consiga andar ou na ocorrência de quedas.
- Tontura seguida de fraqueza e dificuldade de falar.
- Caso ocorra após uma pancada na cabeça.
Em qualquer um desses casos, procure ajuda médica o mais rápido possível e não tome nenhum medicamento por conta própria.
Devemos prestar atenção aos sintomas, pois a palavra tontura muitas vezes é usada para sensações diferentes causadas por fome, sono etc.