Paralisia Cerebral Infantil
A Clínica da Dra. Nidia Pires é especializada no tratamento de Paralisia Cerebral Infantil. Entenda melhor o que é a Paralisia Cerebral Infantil e quais são os seus sintomas.
A paralisia cerebral infantil é uma desordem neurológica que afeta o tônus muscular, a movimentação e a coordenação motora. Essa condição ainda pode provocar problemas na visão, fala e audição, além de dificuldades de aprendizagem.
A paralisia cerebral é geralmente causada por problemas antes ou durante o parto ou pode se desenvolver até o 5 anos de idade. Nessa fase, o cérebro das crianças é muito suscetível a lesões. As causas mais comuns são: infecções cerebrais, alteração na circulação cerebral, traumatismos, falte de oxigenação, deficiências na formação do sistema nervoso central, parto prematuro ou tardio, alergia a medicamentos, entre outras.
Veja na lista abaixo os sinais de alerta para detectar a paralisia cerebral infantil:
- Dificuldade para comer ou manusear alimentos
- Contratura exagerada nos braços e nas pernas
- Alterações na postura acompanhadas de rigidez muscular
- Não sorri ou fixa o olhar aos 2 meses
- Não sustenta a cabeça aos 3 meses
- Não balbucia e não se vira aos 6 meses
- Não se senta aos 7 meses
- Não engatinha aos 9 meses
- Não anda aos 15 meses
*Caso a criança apresente um ou mais sintomas, consulte um neurologista para fazer o diagnóstico.
A incidência da paralisia cerebral na população é de cerca de 0,4%, ou 4 casos em cada 1000 nascimentos. Uma das sequelas mais frequentes, cerca de 90% dos pacientes, provocadas pela paralisia cerebral é a espasticidade, que pode ser tratada com aplicações de toxina botulínica tipo A.