Treine sua memória
Hábitos saudáveis e treinamento ajudam a melhorar a memória, apontam especialistas.
Muitas pessoas procuram um neurologista com a seguinte queixa: “Minha memória está falhando”. Na maioria dos casos a causa desses lapsos é pura falta de atenção. Nós não nos lembramos onde está o celular ou as chaves de casa porque quando guardamos esses objetos nós não estávamos pensando nisso e sim no que aconteceu no trabalho ou no que vamos jantar naquele dia. Nosso cérebro não está preparado para pensar em diversas coisas de forma simultânea. Outro vilão da boa memória é o stress, que faz nosso foco e atenção declinar consideravelmente. A boa notícia é que falta de atenção não é doença e ainda é possível treinar sua memória e explorar ao máximo esse recurso fascinante de nosso cérebro. Veja uma lista dos maiores aliados da boa memória:
- Seja mentalmente ativo: leia livros, veja filmes, observe o mundo ao seu redor. Fazer palavras cruzadas e desafios de lógica também mantém sua memória aguçada.
- Socialize-se. Saia com amigos, converse com seus colegas do trabalho. Essas atividades são estimulantes para o cérebro.
- Faça atividades físicas, elas melhoram a circulação e favorecem o surgimento de novas células cerebrais.
- Beba água. A hidratação é essencial para o bom funcionamento do cérebro.
- Aprenda atividades novas; isso estimula o cérebro e melhora memória.