Prevenindo a Cefaleia
Conheça os cuidados e as formas de prevenção para evitar crises de Cefaleia.
Muitos fatores que causam dores de cabeça podem ser controlados, outros, como por exemplo o clima, estão fora de nosso controle. Para as mulheres, ainda existem as variações hormonais que acontecem no período da menstruação, ovulação e menopausa.
Não existe uma maneira de ficar completamente livre das dores de cabeça, mas existem alguns fatores que podem minimizar as ocorrências e sua intensidade.
A lista abaixo apresenta alguns gatilhos que contribuem para causar a cefaleia. Leia com atenção e pense em maneiras de integrar as dicas ao seu cotidiano.
- Stress;
- Bebidas alcoólicas, especialmente o vinho;
- Exposição a luzes e cheiros muito fortes e sons altos;
- Desidratação;
- Dormir pouco ou em excesso;
- Exercitar-se com intensidade além do que está acostumado;
- Longos períodos em jejum;
- Tabagismo;
- Ficar muitas horas diante do computador ou aparelhos de TV;
- Excesso de consumo de alimentos cafeinados ou mesmo se você costuma ingerir muita cafeína, uma parada abrupta no consumo pode desencadear a dor.
Hábitos de vida saudáveis contribuem para a diminuição da ocorrência das cefaleias. Fique atento a sua postura durante todo o dia. Procure observar se seu pescoço não está tenso e o alongue algumas vezes, principalmente se o seu trabalho exige que passe muitas horas sentado.
Mantenha a sua rotina: respeite os horários das refeições, exercícios, caminhadas, etc. Beba água durante todo o dia e tente evitar o stress e o excesso de trabalho. Lembre-se que a prevenção é menos dolorosa do que uma crise de cefaleia.